Com gamificação, Grupo Elevato implementa Universidade Corporativa para desenvolvimento de seus profissionais.
oct 11.21
Um dos principais objetivos no processo de digitalização do Grupo Elevato era poder contar com uma universidade para capacitação de seus colaboradores dos mais diversos cargos da empresa, já que a transformação foi acelerada pela pandemia de 2020. Além desse fator externo, era também uma necessidade já avaliada pela diretoria, que viu o Grupo expandir pelo estado, inaugurando novas lojas por cidades nas regiões do Litoral Sul, Norte, Capital e Região Metropolitana do Rio Grande do Sul.
Inicialmente o grupo investiu em uma plataforma on-line que tivesse capacidade de armazenar e disponibilizar o material gravado por profissionais responsáveis de cada setor ou processo da empresa. Nesse período de testes que durou cerca de 6 meses, tendo como loja piloto a unidade de Novo Hamburgo, 100% de seus colaboradores foram treinados no formato EAD, sendo realizados todos os testes para a execução e profissionalização da Universidade.
Após um profundo diagnóstico da empresa foi possível perceber que a velocidade de treinamento era rápida a partir do ingresso do novo colaborador tendo como vantagem para a empresa a quebra de barreiras geográficas, permitindo uma rápida expansão, diminuição com custos de locomoção, maior autonomia aos profissionais e a padronização de atendimento e processos do Grupo Elevato.
Além das vantagens, em seu diagnóstico foi possível perceber a distração e a falta de planejamento do estudante. Sendo assim, o Grupo em parceria com os seus principais fornecedores de materiais e produtos, investiu no aplicativo Niduu, que conta com as versão web e mobile, o aplicativo gamificado foi case de sucesso no propósito de engajar os novos e antigos colaboradores do Grupo, a qualquer hora e em qualquer lugar.
- A eleva é motivo de muito orgulho para nós do Grupo Elevato, nossa missão é dar acesso ao conhecimento de qualidade e com o DNA Elevato à todos os nossos colaboradores. Oferecer acesso irrestrito e sem barreiras geográficas foi o ponto de inicio para aproximar nossas pessoas e criar laços entre as nossas lojas que estão distribuídas em 11 cidades diferentes, nosso engajamento atual é de 85% dos colaboradores comerciais - ressalta o Gestor de Performance e Indicadores do Grupo Elevato, Lucas Barcellos.
O método de treinamento aplicado além de engajar seus colaboradores, aproximou seus fornecedores da empresa como um todo, permitindo a realização de treinamentos periódicos com conteúdo disponibilizado pelos próprios fornecedores. Nesse formato ocorre disputa interna entre colaboradores com pontuação e premiação de brindes exclusivos da parceria. Para os momentos de disputa por premiações são realizados encontros virtuais fora do horário comercial que até agora conta com uma média de engajamento de 85% de seus colaboradores.
Denominada eleva, a Universidade que faz sucesso entre seus colaboradores e realiza uma constante disseminação de conteúdo técnico e desenvolvimento pessoal, possibilitando a capacitação de colaboradores para acompanhar o processo de expansão do Grupo; que ao expandir começou a ter necessidade de mais profissionais nas diversas áreas existentes, bem como nas novas que surgiram durante o processo.
Redação: Marcos Vinicius - Grupo Elevato