Com uso de dados, Grupo Elevato cresce 23,40% em 2022 e supera expectativas do mercado.
jan 30.23
Um dos principais objetivos do Grupo Elevato no processo de digitalização da empresa era contar com dados e informações que ajudassem a tomar decisões mais assertivas. Isso foi possível após a implementação do Business Intelligence (B.I.), uma ferramenta que, em pouco tempo, uniu dados atuais e históricos no contexto do negócio e se tornou indispensável nas decisões da empresa.
O projeto, que iniciou em outubro de 2021, contribuiu diretamente para a expansão da empresa. Através da análise de abertura de novas lojas, obteve 92% de precisão no faturamento dos primeiros seis meses. Após ser consolidada na empresa, a ferramenta atingiu a gestão comercial das filiais, permitindo uma melhor análise de desempenho e previsibilidade de vendas por período.
Para o Gestor Comercial da Stilo Elevato a ferramenta otimiza tempo na busca por informações:
“O BI é ótimo, nos ajuda muito tanto que mal uso o ERP para meus acompanhamentos. Me auxilia para analisar muitos dados,organizar minhas avaliações e monitorar várias ações ao mesmo tempo, sem investir muito tempo na busca de informações”, afirma Diovani Peruzzolo
A ferramenta desenvolvida e gerenciada pelo setor de Processos & Inovação do Grupo Elevato em conjunto com a Píer Partners possibilitou o acompanhamento no desempenho e na eficiência da empresa para a diretoria e também para as áreas administrativas que necessitavam uma melhoria na entrega de informações, como, por exemplo o setor de compras
“Antes do BI, nossa avaliação de giro de produto e mix era unitária. Realizar uma análise de um determinado produto era muito complexo, pois era necessário acessar várias telas do sistema e fazer cálculos na mão para chegar aos números.” afirma Luiziana Engel, Gestora Estratégica de Compras.
“Nossa empresa tem 34 anos de conhecimento de mercado e negócios. Unindo toda esta experiência com a agilidade de acesso aos dados que estão disponíveis em nosso BI, diretores, gestores e operacional tomam decisões rápidas e precisas no dia a dia. Participar de todo este processo e ver a melhoria contínua acontecendo é muito gratificante para todo o time”, afirma Cristiano Miotto, Analista de Sistemas no setor de Processos & Inovação
Toda essa união permitiu que 2022 fosse um ano de grandes resultados para o Grupo Elevato. Além de ter crescido acima do mercado, a empresa obteve um crescimento de 23,40% em seu faturamento e um aumento de 20% no quadro de colaboradores, ambos comparados com o ano anterior. A empresa também inaugurou 3 novas lojas, sendo uma delas a primeira no estado de Santa Catarina.
Desde o ano de 2020, o Grupo Elevato tem acelerado seu processo de expansão e já inaugurou dez novas lojas até o momento. O plano de expansão, que prevê sessenta filiais em operação no sul do país até 2024, conta com o apoio da tecnologia, dados e informações que têm ajudado na padronização dos processos de abertura de novas lojas.